terça-feira, 6 de outubro de 2009

Sr. Francisco...

Vamos lá ver uma coisa, então o senhor Francisco Louçã disse que a republica "é a única forma de democracia responsável" acusou ainda o governo de Durão Barroso de tentar alterar a constituição para que "futuras constituições pudessem ser ou republicanas ou monárquicas".

Vejamos, democracia em português quer dizer governo em que o povo exerce a soberania, directa !ou indirectamente e em grego, que é a origem da palavra, quer dizer demokratía, governo do povo.

Quer com estas palavras o nosso amigo dizer que a republica é a única forma de democracia séria, pelo que eu entendo. Então uma forma de democracia séria não deveria deixar as decisões para o povo? Não seria plausível que o povo pudesse voltar a escolher entre a republica e a monarquia, uma vez que a ultima vez que o "pode fazer" fez hoje 99 anos e dois dias. Porque até desta vez poderemos por em causa se houve uma escolha do povo ou se foi uma escolha de meia dúzia de ilustres.

Eu até acredito que um referendo entre a monarquia e a republica não desse uma vitoria à monarquia, mas com que direito é que o sr. fala em democracia responsável e depois deita abaixo alguém que realmente queria dar ao povo o poder da decisão?
Democracia sim, mas tanto também não, não é? Típico dos extremistas...



Olhando para o mundo lembro rapidamente de 3 grandes republicas democratas de extrema esquerda, Coreia do Norte, China e Cuba... por outro lado 3 belos exemplos de monarquias autoritárias como a Suécia, Dinamarca e a Noruega, escolhi estes 3 por ter ideia de serem frequentemente referidos nos seus discursos como países exemplo. Não digo que este sistema não tenha maus resultados noutros cantos do mundo mas a verdade é que na Europa existem mais uns exemplos de países com o sistema de governo errado.

Quando temos um telhado de vidro não devemos mandar uma pedrinha para o do vizinho, está bem sr. Louça, sim... pronto.

Sem comentários:

Enviar um comentário