domingo, 15 de março de 2009

Animais?

Hoje a ver um programa do qual sou fã, Conta-me como foi, apercebi-me da aflição dos actores, sobre a incerteza da aterragem da Apolo 13. Sofria-se, para perceber se os ocupantes da mesma chegariam à terra com vida. Em conversa com o meu tio, perguntei-lhe se naquela altura era mesmo assim, ou se era número para a televisão. A resposta foi peremptória, "era mesmo assim, as pessoas tinham outra preocupação com a vida humana."

Esta afirmação chocou-me...

Na verdade as pessoas naquela altura não tinham televisão, por isso, não tinham um telejornal as oito da noite, logo também não jantavam a frente da guerra em directo ou da fome em África. Essa deve ser a razão pela qual não eram insensíveis ás mortes em directo. No IST, onde estudo, deparei-me com uns colegas a verem um vídeo de um homem a ser comido por um grupo de leoas, perante um grupo de pessoas incrédulas e impotentes... Os comentários foram qualquer coisa no género, olha aquela leva o braço, olhas aquele gajo não sabe o que fazer(referia-se a alguém que assistiu à carnificina em directo em não parava de correr de um lado para outro). Este vídeo foi-me mais tarde enviado por email, com um assunto do género, quem brinca com o lume queima-se... Devo confessar que não tive coragem de ver o email, será que se chama coragem, deveria chamar-lhe cobardia, insensibilidade, deve existir todo um número extenso de nomes sobre os quais me podia interrogar... deixando esta discussão filosófica para outro dia.

O intuito com que escrevo este post é o de olhar friamente para o que a nossa sociedade(também eu, infelizmente faço parte dela) fez connosco , tornou-nos pequenos monstros! Hoje assistimos a tudo em directo, morte, guerra, chacinas e todas as outras barbaridades que a mente humana é capaz de imaginar, sem sequer pensar o que está a acontecer, por e simplesmente, não reagimos a este tipo de acontecimentos. Teremos, ainda, nós dignidade quando vemos crianças a morrer de fome em África, em quanto jantamos e nem sequer pestanejamos?

Quem é que são os culpados? Todos sem duvida... as, bem queridas do nosso governo, inovações tecnológicas... mas acima de todos estes, estão na minha opinião, as televisões que impõe este tipo de imagens a horas em que as crianças ainda podem estar acordadas. Quem é que decide o que pode e não pode passar nas televisões? Quem é que não percebe que é terrível para um adulto ver certo tipo de coisas, mas que para uma criança que está a jantar é brutal (esta é a palavra mais forte que me ocorre) ter que ver este tipo de coisas. Se não têm mais nada para por, ponham jogos de futebol, desenhos animados, porra um porcaria qualquer... Quem são os pais que deixam ou obrigam os filhos ver os telejornais? Porque não por uma telenovela (se bem que estas são estupidificantes) em vez de um telejornal e passar o telejornal para as 11 da noite? Quem é que diz que as corridas de touros não podem ser transmitidas durante um certo horário e os telejornais podem?

É assim que vivemos num mundo podre... que talvez não venha a "cair de podre"!

Sem comentários:

Enviar um comentário