quinta-feira, 2 de abril de 2009

Apoucados...

Tenho me deparado com uma raça de seres que realmente "não vale a ponta dum chavelho", professores catedráticos, associados e as demais denominações que todos ostentam com muito brio...

Os bons professores, que me desculpem, eu sei que os há e já me cruzei com eles... mas desses infelizmente não me lembro de escrever...

Sempre com o olhar virado para o seu umbigo, sempre a pensarem no seu reconhecimento, esquecem-se que estão onde estão para servir um país e não para serem servidos...

Começando pelos chorudos ordenados que auferem, mais uma percentagem disto e daquilo, para que serve esse dinheiro? Para os anafar, ficam gordos e não fazem nada porque tem muitos almoços, as vezes tem que assinar papéis de manhã, ou ir bajular um qualquer colega para receberem mais uma citação...

Por outro lado, controlam as faculdades a seu belo prazer e os alunos sob as suas coordenações. Obrigam a empreender horas de estudo em temas que fazem chorar as pedras da calçada... Dizem os maiores disparates sem serem contrariados e quando alguém os contraria puxam da denominação, que uma série de anos a lamber botas lhes permitiu alardear... Para chegar a professor (não stôr) neste país só tem que se saber puxar graxa...

Mas depois publicam muitos paper's sempre feitos pelos alunos e coordenados por eles, porque a ultima vez que investigaram o quer que seja, foi quando lhes pareceu um risco no carro... Fazem muitas citações de outros colegas, alguns até estrangeiros, para que estes os referenciem, porque isso faz deles melhores professores e mais sábios... Uma mentira dita muitas vezes torna-se verdade...

Muitas vezes falta-lhes a coragem para dizerem o que querem e fazem-no de uma maneira dissimulada e escondida atrás de um e-mail ou encomendando a uma secretária.

Os investigadores portugueses vão para fora? Claro que sim... não vão cá ficar a levar com este "mognos", grande parte já com idade para se reformar, que obriga a um ritual para que se possa falar com ele, não concebe que se possa ter uma ideia diferente da dele, lambe e obriga a lamber botas, etc...

O conhecimento cientifico está entregue a uma espécie de políticos, mas com estudo e que não são eleitos pelo povo... vivem em pequenos reinos dentro das faculdades e departamentos, fazem e acontecem e só têm que prestar contas aos pares...

Têm grandes dons de oratória, já ouvi um dizer, que enjoo duas pessoas, de vezes diferentes com uma descrição do mar alto... Isto até da vontade de rir, mas o pior é que é verdade...

A mim enjoam-me, mas não é com a eloquência...

Sem comentários:

Enviar um comentário